FOLCLORE – MEDICINA POPULAR E PLANTAS MEDICINAIS

 

Medicina Popular

A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga, bem antes dos primeiros Portugueses aqui chegarem,ela já era praticada e muito bem conhecida pelo Índios que habitavam o Brasil já a muito tempo,dai o conhecimento e a prática ser tão bem apurada por eles.

Na Medicina Popular, diferente da Medicina Cientifica, o individuo que vai ser tratado é analisado sob dois aspectos básicos a saúde de seu corpo e a saúde de seu espírito,pois muitas vezes a pessoa não esta com uma doença do corpo e sim uma doença espiritual, como o" mal olhado" (doença onde a pessoa fica abatida,sem ânimo,provocada pela inveja de outra pessoa).

Na prática a Medicina Popular utiliza três formas de tratar a pessoa que esta doente,são as Plantas Medicinais,as Rezas e Simpatias.Em alguns casos estas três formas podem ser empregadas juntas,como é o caso das rezadeiras que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas doentes.

 

 

 

PLANTAS MEDICINAIS:

Quando os Portugueses chegaram no Brasil já utilizavam-se do uso das Plantas Medicinais .O conhecimento indígena também muito apurado contribuiu com a grande maioria de Plantas para serem utilizadas como medicamento.São varias as maneiras de utilizá-las, em chás, garrafadas, xaropes, cheiros e defumadores, em banhos e em banhas. A grande maioria das pessoas de uma comunidade conhece e usa as plantas medicinais, são conhecimentos sempre transmitidos dentro de uma família,especialmente entre as mulheres .No preparo do remédio é comum a classificação como: remédio fino, remédio fresco e remédio quente:

REMÉDIO FINO: Provoca transpiração excessiva, por isso o doente não pode se molhar na água fria de chuva ou banho. Remédios finos: Gendiroba (torrada e moída) tomada sem dieta, é boa para dores de cólica e de estômago, Guiné (raiz na pinga) boa para dor e reumatismo, Alho (chá) contra dor de dente.

REMÉDIO FRESCO ou FRIO: O remédio fresco, chá fresco, refresca o corpo por dentro. Cura mau-estar da vista, dos rins, fígado e intestino. Remédios frescos: açafroa, quina, quebra-pedra, salsa, jalapa, picão, poejo, peroba rosa, tiuzinho, limão, folha de abacate, água-da-colônia (raiz), cipó-de-São-João (raiz), pimenta malagueta, tomate, limão e caju.
REMÉDIO QUENTE: O remédio quente põe a doença e o calor para fora do corpo. Usado nas doenças Sarampo, febre, catapora, coqueluche, bexiga, gripe, asma, e outros. Remédios quentes: carro santo, pimenta-do-reino, raiz de fedegoso, cravo, amendoim, alfavaca, unha danta, sabugueiro, gengibre, agrião, hortelã, limão (assado), laranja tanja, levante, anador da farmácia e outros. Alguns destes são remédios finos. O remédio quente incomoda o fígado, os rins e o intestino.

CHÁ MEDICINAL: É uma das maneiras mais utilizadas das Plantas Medicinais.O Chá consiste na infusão em água quente da folha,fruto,casca,raiz,flor,graveto,ou qualquer outra parte da planta com o intuito de retirar seu extrato com o qual se mistura a água resultando no chá.

Abaixo alguns chás muito utilizados na farmacopéia popular:

Alcaçuz: chá de Alcaçuz há 3000 anos trata das doenças dos chineses. O alcaçuz é uma planta cuja raiz adocicada permite um chá com ação diurética, laxante, expectorante e calmante. Funciona como antiinflamatório, acalma a dor e é um poderoso antialérgico.
Indicado como chá para :inflamações do ventre; inflamações de vias urinárias;  Calmante de dores e combate a cárie dentária.

Preparo e uso:Infusão da raiz do alcaçuz podendo ser tomado quente ou em doses diárias frias em dosagens normais.

Alecrim:O Alecrim é uma poderosa erva que mantém em sua constituição o poder de um chá fortíssimo contra hipertensão , anti-reumático, diurético etc., e ainda, quando feito um  caldo forte de suas flores e folhas torna-se um excelente anti-séptico de pele e estimula o crescimento capilar.

Indicado para :  como chá -  esgotamento cerebral; tênue depressão; distúrbios.intestinais;

dismenorréia; colecistite crônica e dores reumáticas.

 

 

Remédios Populares

Remédios Populares: Existem outros produtos que não são plantas ou que se misturam a elas para formar alguns Remédios Populares, estes Remédios podem ser associações de ervas a material animal,ou apenas o material de origem animal,ou ainda Remédios que não têm origem nem animal nem vegetal e é muito difundido nos meios rurais.Veja alguns:
Banhas: São um tipo de Pomada da medicina popular é a gordura de alguns bichos,como por exemplo :

1.Banha de jibóia :muito utilizada para combater o reumatismo.

2.Banha de capivara: para coceira nos peitos.

3.Banha de canela de Ema : para surdez.

4.Banha de galinha : para cicatrizar pequenas feridas e tumores.

5.Banha de jacu(espécie de ave): tratamento da asma e asma

6.Banha de porco: para desinflamar o nariz e, derretida na pinga, cura embriaguez.

7.Banha de traíra(espécie de peixe)cura dor de ouvido.


Existem ainda outros tipos de Remédios,que não são oriundos de animais:
Cordão Umbilical : em alguns locais ele é guardado e usado para remédio,como chá é usado contra epilepsia.

Cinza de lenha(do fogão): Também bastante utilizado diluído na água para dor de barriga oriunda de gazes .Remédio: riscado de cinza de fornalha. Beber a água e passar a borra em cruz no umbigo. Na maioria dos locais o remédio sempre acompanha a reza.
Leite Materno: Usado como colírio.

Pedra do Bucho (formada no estômago dos ruminantes): É usada, entre outros, contra a lepra (no Vale do Jequitinhonha.MG).


Rapé :Pó de fumo de rolo acrescentado a outros produtos,que é inalado para desobstruir

as narinas em caso de resfriados.

Asma: Remédio contra asma: Toma-se três raízes de erva cidreira(socadas) e três casas de “Maria Barreira”( tipo de um marimbondo ). Depois de tudo fervido e coado, tomar o chá.

 

FONTE: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/

 

About these ads

82 comentários sobre “FOLCLORE – MEDICINA POPULAR E PLANTAS MEDICINAIS

  1. esta me ajudando muito , tenho que apresentar uma pessa na escola sobre medicina mais nao sabia oque fazer e vcs me deram uma ideia esplendida

  2. Precisava fazer um trabalho sobre Plantas e Ervas Medicinas, em todos os outros sites que procurava sobre, o conteúdo não era o suficiente, mais nesse site consegui encontrar todo o conteúdo que precisava! Muito obrigada, me serviu muito! :)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s